Depoimentos

As histórias de pacientes que encontraram a cura da Covid-19 com o capacete Elmo

“Positivei para a Covid-19 fazendo o bem. E não é porque você faz o bem que não vai ser positivado. Mesmo tomando todas as medidas, tive Covid-19. O que me salvou de não ser intubado, de todas as situações de um agravamento maior do que eu já estava foi a utilização do capacete Elmo. Esse capacete precisa chegar em todo o Brasil pra dar a oportunidade de recuperação às pessoas. Salvar vidas é o que mais interessa e a gente precisa fazer isso nesse momento”. Julio Cals, presidente nacional da Cruz Vermelha Brasileira.

“Dedique todo o esforço de suas orações e fé pra não ser preciso se hospitalizar. Mas se tiver que fazê-lo, que chegue consciente na UTI. A primeira coisa que você deve fazer, antes de qualquer uma outra, é pedir para instalarem o “Elmo” em você. Eu usava o “Elmo” algo entre 14 e 18 horas por dia, pois sabia que era necessário e o equipamento tornou-se “friendly” para mim. As demandas das UTI’s são muito grandes. Ouvi num determinado momento que a profissional de plantão estava atendendo a sete UTI’s com pacientes com “elmo” e um entubado. Queridos(as) amigos(as), façam tudo que estiver ao alcance, TUDO MESMO, para não se infectarem. Se você tiver a sorte de sair com vida, mesmo assim, tudo é muito penoso e dolorido. NÃO SE INFECTE! Nilo Sérgio Viana Bezerra, de 72 anos, se recuperou de complicações da Covid-19 em hospital privado.

“Eu já estava na UTI quando surgiu a luz que foi utilizar o capacete Elmo. Foram cinco dias de tratamento e sempre evoluí. Quero muito que outros pacientes tenham a oportunidade que tive: usar o capacete Elmo. O Elmo fez com que eu pudesse voltar pra minha família. Espero que ele possa devolver outras pessoas às suas famílias e a continuarem suas histórias. O capacete salva vidas!”, Fábio Santiago, décimo paciente a usar o capacete Elmo no Ceará. Recebeu tratamento no Hospital Estadual Leonardo da Vinci.

“O Elmo melhorou muito a minha situação e me deu conforto. Minha sensação é de vitória por ter passado por essa e agora é aproveitar a vida o máximo que eu puder”, Henrique Monteiro Sousa, de 49 anos, primeiro paciente do Hospital São José (HSJ), da rede pública do Governo do Ceará a usar o capacete Elmo.

“Eu não sei como, mas o vírus chegou até mim. Passei cinco dias estabilizada, nem ficava boa, nem melhorava. Quando de repente chegou a equipe do capacete Elmo. Eu o chamo de capacete da minha salvação. Com dois dias eu já estava recuperada. Agradeço muito ao capacete e à equipe que cuidou de mim”, Maria Irismar Morais, de 70 anos, primeira paciente que se recuperou de insuficiência respiratória após tratamento com o Elmo. Ela reside em Jaguaribe e ficou 13 dias internada por Covid-19 no Hospital Estadual Leonardo da Vinci. Recebeu o tratamento na fase de testes clínicos.

“O que eu mais temia era ser entubado, sedado e perder a minha autonomia. O Elmo foi colocado num momento que eu evoluí para não ter mais chance. O Elmo foi decisivo nessa minha insuficiência respiratória. Eu o chamo capacete salvador! Eu fui abençoado em poder usá-lo. Eu realmente virei fã incondicional desse Elmo”, Weiber Xavier, de 51 anos, primeiro médico no Ceará a receber tratamento com o capacete Elmo.