Edição especial da “Cadernos ESP” reúne artigos sobre o capacete Elmo

Em meio à pandemia de Covid-19 e a um cenário de crises sanitária, econômica e de agravamento das desigualdades, pesquisadores vêm buscando compreender melhor a doença e seus efeitos. Diante deste contexto, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), lança um número especial da “Cadernos ESP” com foco no capacete de respiração assistida Elmo.

publicação já está disponível on-line e foi elaborada com a intenção de registrar a aplicabilidade e viabilidade do Elmo na saúde pública e suplementar no período da pandemia, bem como refletir sobre limitações e possibilidades em ambos os cenários. A edição conta com artigos originais, relatos de experiências, atualização ou inovação tecnológica, além de uma nova seção, intitulada Fotografias e/ou Imagens Clínicas.

Para esta chamada, serão apresentados estudos em diferentes áreas de atuação no campo da saúde pública e coletiva em interface com Educação, Tecnologia e Inovação, com divulgações de manuscritos que apresentem situações práticas em saúde e ou de inovação tecnológica nos campos do ensino, da assistência, pesquisa ou gestão, além de estratégias de intervenção e de interesse para o desempenho e qualificação profissional que considerem a dinâmica no uso do Elmo.

O editorial, escrito pelo superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara, retoma a experiência da criação do dispositivo diante dos desafios impostos no contexto pandêmico da Covid-19. “O Elmo é um case na área. O Estado induziu a inovação com o propósito comum de salvar vidas em uma situação de crise sanitária. Todo esse processo pode ajudar a pautar a agenda para o fortalecimento da inovação em saúde no Ceará e no Brasil”.

Ainda de acordo com o gestor, mais de 1.600 profissionais de saúde foram treinados durante a segunda onda da doença. Estima-se que cerca de 40 mil pacientes tenham usado o Elmo, cuja taxa de sucesso foi de 60%, segundo informações colhidas pelos hospitais públicos e privados cearenses.

Para o editor científico da Cadernos ESP e supervisor do Centro de Investigação Científica (Cenic), Jadson Franco, essa produção temática da revista surge do compromisso assumido pela Escola com a entrega de uma publicação que traz estudos inéditos no campo da Ciência relativos ao Elmo e sua aplicabilidade. “Esses são artigos que apresentam os resultados em diferentes eixos de atuação e que a sociedade vai poder entender muito mais sobre essa potente descoberta de pesquisa que é o Elmo”, afirma.

Internacionalização

Uma das novidades desta edição é a presença de artigos traduzidos para o inglês e contendo o registro Digital Object Identifier (DOI), que é o identificador único para artigos, anais e outras publicações científicas. Este código também é utilizado pelos órgãos de fomento para identificar a produção científica, o que facilita a contagem de citações, entre outras melhorias. “Isso é um avanço, porque permite todo um alcance e credenciamento dos autores e suas instituições junto a cada artigo publicado na revista”, completa Franco.

Edição contém tradução para inglês e Digital Object Identifier, que é o identificador único para artigos, anais e outras publicações científica

Atualmente, a Cadernos ESP conta com 16 indexadores, sendo 11 deles em bases internacionais. Com lançamento da edição temática sobre o Elmo, a revista conseguiu novos três indexadores internacionais. “O que credibiliza a revista como uma publicação indexada e que tem sua seriedade, seus saberes e sua notoriedade internacionalmente reconhecida pelo seu fator de impacto e pelas suas produções científicas relevantes”, continua o editor científico.

Cadernos ESP

De periodicidade quadrimestral, a Cadernos ESP publica artigos em diferentes áreas de atuação no campo da Saúde Pública/Coletiva em interface com a Educação, Tecnologias e Inovação. Criada em 2005, a publicação abrange a produção acadêmica dos diversos ramos das Ciências da Saúde, Educação, Humanas e Sociais, considerando a produção científico-teórica e de propostas interventivas e práticas institucionais vinculadas à sua política editorial.

OUÇA

O editor científico e supervisor do Centro de Investigação Científica da ESP/CE, Jadson Franco, fala sobre o ineditismo da Cadernos ESP

Jadson fala também sobre o processo de criação e significado da revista para a Ciência a partir da experiência do Elmo

Habilidades