Engenheiro cearense que participou da concepção do capacete Elmo recebe prêmio nacional

A força-tarefa Elmo segue conquistando reconhecimento Brasil afora. Na última sexta-feira (22), o engenheiro clínico e um dos integrantes do grupo de trabalho responsável pelo desenvolvimento do dispositivo cearense, David Guabiraba, foi agraciado com o Prêmio João Pedroso 2021.

A iniciativa, realizada pela Associação Brasileira de Engenharia Clínica (ABEClin), visa reconhecer profissionais que fizeram a diferença na área de Engenharia Clínica e apresentar a sua história para servir de exemplo a outros profissionais atuantes no segmento.

Guabiraba começou a contribuir com o projeto do capacete de respiração assistida desde março de 2020, quando o equipamento começou a ser concebido. De lá pra cá, foram diversos estudos, protótipos, testes e correções para que o dispositivo pudesse auxiliar no tratamento de pacientes infectados pelo coronavírus no País.

Eu costumo classificar o Elmo como o fechamento de um longo aprendizado na minha trajetória de engenheiro clínico. Mesmo com a capacitação adquirida ao longo dos últimos anos, foi uma oportunidade de pesquisar e buscar mais conhecimento. Sou muito grato pelo convite de integrar o grupo e trato isso com muita responsabilidade”, relata.

Quatro categorias compuseram a premiação: Tecnólogo, Técnico, Apoiador e Engenheiro – esta vencida por Guabiraba. Ele concorria com outros 16 especialistas. Todos os agraciados foram escolhidos após indicação feita pelos colegas de profissão no site da ABEClin.

A cerimônia para anunciar os homenageados ocorreu dentro da programação virtual do I Congresso da Academia de Engenharia Clínica e Avaliação de Tecnologias em Saúde (CECATS 2021).

Durante o evento, o engenheiro cearense pôde, ainda, apresentar o trabalho científico “Capacete Elmo – Testes de usabilidade e validação dos resultados clínicos”. A produção, que detalha os métodos tecnológicos adotados para o desenvolvimento do equipamento, também foi premiada.

Elmo
O projeto é uma iniciativa conjunta entre as Universidades de Fortaleza (Unifor) e Federal do Ceará (UFC); Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/Ceará); e Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). O capacete Elmo também conta com o apoio da Esmaltec e Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH).

Habilidades

, , ,

Postado em

28 de outubro de 2021

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *