ESP/CE realiza treinamento de reprocessamento dos componentes do Elmo para profissionais da CME do Helv

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), segue com uma agenda intensa de capacitações neste mês de janeiro.

Na última segunda-feira (24), os instrutores do Centro de Desenvolvimento Educacional em Saúde (Cedes) da ESP/CE, Rafael Dantas e Andrea Braide, realizaram um treinamento para as equipes da Central de Material e Esterilização (CME) do Hospital Estadual Leonardo da Vinci (Helv). O setor é responsável pela limpeza, acondicionamento, esterilização, guarda e distribuição dos produtos para a saúde.

A atividade teve como objetivo orientar enfermeiros e técnicos de enfermagem sobre o reprocessamento dos componentes do capacete Elmo, além do manuseio correto durante a montagem e desmontagem do dispositivo. Com os ensinamentos, os profissionais poderão contribuir na vida útil dos capacetes.

“Essa capacitação foi importante porque as equipes da Central puderam ter um melhor alinhamento conceitual sobre a estrutura do dispositivo e, assim, evitar possíveis falhas na hora de atender a solicitações da área assistencial”, destacou Dantas.

Ao todo, 33 profissionais da CME participaram do treinamento na unidade de saúde.

Área assistencial

Neste mês, profissionais da área assistencial do Helv – como médicos, enfermeiros e fisioterapeutas – também estão recebendo treinamento da ESP/CE. As capacitações, articuladas pela assistente educacional do Cedes, Cleo Oliveira, são voltadas exclusivamente ao manejo clínico do dispositivo de respiração assistida. Todo o processo tem duração de quatro horas e é conduzido por uma equipe interdisciplinar, seguindo algumas estratégias e recursos educacionais: mini exposição interativa, treinamento de habilidade na montagem e desmontagem do equipamento e simulação realística.

Na ocasião, atuaram como instrutoras Julyana Freitas, Lara Beatriz Sena e Débora Teles.

Balanço

Em 2021, cerca de 1.800 profissionais da Saúde foram capacitados para uso e manejo clínico do Elmo em todo o Ceará. Atualmente, os treinamentos são ofertados nas modalidades presencial e a distância.

As solicitações podem ser feitas virtualmente pelo site oficial do dispositivo de respiração assistida.

Habilidades

, , , ,

Postado em

28 de janeiro de 2022

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *