A história do capacete de respiração assistida Elmo, foi apresentada na noite de ontem (19) durante a abertura do IV Simpósio Internacional Multidisciplinar Franco-Brasileiro de Câncer de Pulmão. Representando a Escola de Saúde Pública do Ceará, o o superintendente da ESP/CE e idealizador do Elmo, Marcelo Alcantara, realizou a palestra ” Experiência com o capacete Elmo e a inovação em Saúde”.
O gestor fez um resgate do contexto de criação do dispositivo, explicando como surgiu a proposta, as etapas do processo de desenvolvimento, pesquisa e aplicação da inovação em saúde. Além de discutir sobre os efeitos da pandemia em todo o mundo.
“A pandemia ainda não acabou. Estamos em um momento bom, mas a pandemia está aí e a gente precisa ter essa mentalidade de que a inovação é para todos. E para dar certo, todos precisam participar da inovação“, ressaltou.
Confira a íntegra da apresentação
O Elmo
Idealizado em abril de 2020, momento em que a covid-19 já estava disseminada no Brasil, o Elmo surgiu como fruto de uma força tarefa público-privada de combate à crise sanitária.
Além da ESP/CE, a iniciativa contou com a participação de instituições públicas e privadas como a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), a Universidade Federal do Ceará (UFC), além de Universidade de Fortaleza (Unifor), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/CE), Esmaltec e o Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH).
Simpósio
Realizado pela Universidade de Fortaleza (Unifor), o IV Simpósio Internacional Multidisciplinar Franco-Brasileiro de Câncer de Pulmão segue até esta quarta-feira (20). O evento reúne profissionais de saúde, pesquisadores e estudantes nacionais e internacionais para o debate sobre o tema.
Serviço
IV Simpósio Internacional Multidisciplinar Franco-Brasileiro de Câncer de Pulmão
Texto: Daniel Araújo
Comentários