Trajetória do capacete Elmo é apresentada em simpósio internacional sobre câncer de pulmão

A história do capacete de respiração assistida Elmo, foi apresentada na noite de ontem (19) durante a abertura do IV Simpósio Internacional Multidisciplinar Franco-Brasileiro de Câncer de Pulmão. Representando a Escola de Saúde Pública do Ceará, o o superintendente da ESP/CE e idealizador do Elmo, Marcelo Alcantara, realizou a palestra ” Experiência com o capacete Elmo e a inovação em Saúde”.

O gestor fez um resgate do contexto de criação do dispositivo, explicando como surgiu a proposta, as etapas do processo de desenvolvimento, pesquisa e aplicação da inovação em saúde. Além de discutir sobre os efeitos da pandemia em todo o mundo.

A pandemia ainda não acabou. Estamos em um momento bom, mas a pandemia está aí e a gente precisa ter essa mentalidade de que a inovação é para todos. E para dar certo, todos precisam participar da inovação“, ressaltou.

Confira a íntegra da apresentação

O Elmo

Idealizado em abril de 2020, momento em que a covid-19 já estava disseminada no Brasil, o Elmo surgiu como fruto de uma força tarefa público-privada de combate à crise sanitária.

Além da ESP/CE, a iniciativa contou com a participação de instituições públicas e privadas como a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), a Universidade Federal do Ceará (UFC), além de Universidade de Fortaleza (Unifor), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/CE), Esmaltec e o Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH).

Simpósio

Realizado pela Universidade de Fortaleza (Unifor), o IV Simpósio Internacional Multidisciplinar Franco-Brasileiro de Câncer de Pulmão segue até esta quarta-feira (20). O evento reúne profissionais de saúde, pesquisadores e estudantes nacionais e internacionais para o debate sobre o tema.

Serviço

IV Simpósio Internacional Multidisciplinar Franco-Brasileiro de Câncer de Pulmão

Inscreva-se 

Texto: Daniel Araújo

Habilidades

, , , ,

Postado em

19 de abril de 2022

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *