Capacete Elmo será homenageado com Medalha da Abolição

O governador Camilo Santana anunciou, nesta terça-feira (08), que a equipe de criação do capacete Elmo será agraciada com a Medalha da Abolição, maior honraria concedida pelo Estado do Ceará.

Neste ano, a solenidade, marcada para o próximo dia 25/03, no Palácio da Abolição, celebrará as edições de 2020, 2021 e 2022. Nos dois últimos anos, o evento não ocorreu em razão do cenário pandêmico da covid-19.

O anúncio foi realizado pelo chefe do Executivo Estadual durante live. “O Elmo foi o capacete que salvou vidas. Criado por cientistas cearenses, ajudou a salvar muitas vidas durante essa pandemia. Resultado de força-tarefa que reuniu Governo do Ceará, Federação das Indústrias, Unifor e Esmaltec, liderada pela Escola de Saúde Pública, com nosso querido professor e médico Marcelo Alcantara”, destacou Camilo Santana. Confira o trecho:

Medalha

Instituída em 1963, a honraria reconhece o trabalho relevante de brasileiros para o Estado do Ceará ou para o Brasil. A escolha é feita por uma comissão que avalia o conjunto de nomes e resolve conceder, dentre esses, a medalha para aqueles que mais se destacaram.

Recebem a comenda, além do capacete Elmo, Socorro França (2020), Secretária de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos humanos (SPS); Espedito Seleiro (2020), Mestre da Cultura e Artista; Tom Cavalcante (2020), humorista; Nailde Pinheiro (2021), Presidente do Tribunal de Justiça do Ceará; Preto Zezé (2021), Presidente da CUFA; Amandinha, Jogadora de Futebol de Salão (2022); Ex-Governador e Senador Cid Ferreira Gomes (2022); e presidente da FIEC Ricardo Cavalcante (2022).

Abolição

Em 25 de março de 1884, Francisco José do Nascimento, o corajoso pescador e marinheiro conhecido como Chico da Matilde, afirmou que a partir daquela data não se embarcavam mais escravos nos portos do Ceará. Assim era decretada a abolição da escravatura no Ceará, quatro anos antes da promulgação da Lei Áurea, em 1888.

A atitude do cearense, que posteriormente ficou conhecido como o Dragão do Mar, é a inspiração para atitudes de grandes homens e mulheres que até hoje se destacam no cenário nacional e no Ceará.

Habilidades

, , ,

Postado em

9 de março de 2022

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *