Hospital Municipal de Quixeré recebe doações de capacetes Elmo

Com o objetivo de contribuir com as ações de combate à pandemia da COVID-19 no interior cearense, a Cimento Apodi realizou nesta quinta-feira (8/7), às 8h30, a doação de cinco capacetes Elmo ao Hospital Municipal Joaquim Manoel de Oliveira, em Quixeré/CE. O prefeito Antônio Joaquim Gonçalves de Oliveira representou o município durante a entrega, que também contou com a participação do gerente industrial da fábrica da Apodi em Quixeré, Marco Aurélio; da gerente de Desenvolvimento Organizacional e Sustentabilidade, Gisele Sestren e da especialista em Sustentabilidade, Cybelle Borges.

“Acreditamos que as ações colaborativas entre a empresa e os poderes públicos municipais são fundamentais para a melhoria dos aspectos e indicadores sociais. Além dessa doação, tivemos uma audiência com o prefeito para apresentar algumas demandas que os moradores da Comunidade do Bom Sucesso estão necessitando, como pavimentação das ruas, bloqueio de entrada de caminhões, uma central de coleta de resíduos, dentre outros assuntos”, adianta a gerente Gisele Sestren, da Cimento Apodi.

Sobre o Elmo

O capacete Elmo é um equipamento de respiração artificial não invasivo que tem contribuído para o tratamento de pessoas com quadros leves ou moderados de COVID-19. Com a utilização, a tecnologia pode favorecer na redução do tempo de hospitalização dos pacientes, salvando inúmeras vidas.

Acomodado ao pescoço do paciente, o Elmo permite ofertar oxigênio a uma pressão definida ao redor da face, sem necessidade de intubação. Dessa forma, a pessoa consegue respirar com auxílio da pressurização e oferta de oxigênio. O sistema possibilita, portanto, a melhora na respiração e pode ser utilizado fora de leitos de UTI.

O equipamento – que também pode tratar outras enfermidades que comprometem o funcionamento dos pulmões, como pneumonia e H1N1 – é resultado do esforço de uma força tarefa que reuniu o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), ESP/CE e Funcap, com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), por meio do SENAI/Ceará, a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade de Fortaleza (Unifor), com o apoio do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) e Esmaltec.

A união de especialistas da iniciativa público-privada transformou a idealização de um equipamento em um produto de menor custo que os respiradores e que pudesse ser produzido em larga escala no estado cearense.

Combate à COVID-19 nos municípios

Em junho, a Cimento Apodi fez a doação de 150 cestas básicas aos moradores da comunidade do Bolso, localizada no Pecém/CE; e de 80 kits de higiene (com máscaras de tecido, álcool, borrifador e orientações de prevenção contra à COVID-19) para as comunidades do Bom Sucesso e Baixa do Félix, em Quixeré/CE. As três comunidades se situam no entorno das fábricas da cimenteira nos referidos municípios

Em 2020, outras iniciativas relevantes da Cimento Apodi em benefício da comunidade e áreas de saúde dos municípios cearenses foram as doações de R$ 50 mil ao fundo financeiro de combate à pandemia, criado pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), e de 2.500 máscaras faciais de acetato aos profissionais da saúde do Vale do Jaguaribe, viabilizadas por meio de parceria com o Instituto Federal do Ceará (IFCE) Tabuleiro do Norte.

Fonte: Ana Paula Dantas | AD2M

Habilidades

, , ,

Postado em

9 de julho de 2021

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *