IDOMED – Estácio Canindé recebe capacete Elmo para capacitar acadêmicos em parceria com a ESP/CE

Uma invenção genuinamente cearense e que está sendo de extrema importância no enfrentamento à pandemia da Covid-19, o capacete Elmo chegou à IDOMED – Estácio Canindé nessa quinta-feira (8), fruto de uma parceria com a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE). Agora, os docentes da unidade de Medicina canindeense darão todo o suporte e os ensinamentos referentes ao manuseio prático do equipamento hospitalar em questão, os chamados “agentes multiplicadores”.

A cerimônia que celebrou a parceria, bem como a chegada do Elmo à instituição de ensino particular, contou com a presença de membros do corpo docente da Estácio, estudantes de Medicina. A entrega simbólica do dispositivo foi feita por Dr. Rafael Dantas, gerente do Centro de Simulação Realística da ESP/CE e ex-aluno da Estácio e pela assistente educacional do Centro de Desenvolvimento Educacional em Saúde da ESP/CE, Cleo Oliveira, à Nely Marjollie Guanabara Teixeira Reis e Cícera Janielly, coordenadora do curso de Medicina e gestora da IDOMED – Estácio Canindé, respectivamente.

“É com imensa alegria que nós, de Canindé, recebemos esse dispositivo inovador, com a assinatura cearense e que tem sido de enorme relevância na luta contra os males da Covid-19. Será importante para que nossos estudantes tenham total conhecimento do equipamento. Um dos pilares da educação é essa integração e temos muito a agradecer por esse ganho”, ressalta.

“Para mim é emocionante estar aqui participando deste momento tão importante junto à Estácio, pois recordo das inúmeras experiências que tive enquanto discente desta “casa”. Aqui despertei o prazer pela docência, pela iniciação científica, dentre tantas outras ações. Me alegra muito poder fazer parte disso, de estar aqui para repassar conhecimentos a futuros colegas de profissão, ensinar como manusear o Elmo, algo tão novo e já tão relevante. Tudo isso gera um contentamento muito grande”, explica Rafael Dantas.

Em junho, o mesmo equipamento foi entregue à IDOMED – Estácio Quixadá para a capacitação do corpo docente local. Desde dezembro, quando o treinamento de habilidades para manejo clínico do equipamento de respiração assistida começou a ser desenvolvido, mais de mil profissionais de saúde já foram capacitados.

Comprovadamente eficaz

O uso do Elmo já é recomendado como sendo prioritário (primeira indicação médica) no tratamento de pacientes diagnosticados com Covid-19, para evitar procedimentos mais invasivos como intubação e até consequências mais acentuadas como internações prolongadas e até mesmo situações de óbito. O dispositivo será difundido para todo o País nas próximas semanas, haja vista que sua eficácia já é comprovada.

Fonte: IDOMED – Estácio Canindé

Habilidades

, ,

Postado em

12 de julho de 2021

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *